11 de abril de 2012

Bioware anuncia versão "expandida" de Mass Effect 3

"...de graça?"
Mass Effect 3, a conclusão final de um dos melhores, senão do melhor RPG futurista, vendeu 1.5 milhões de unidades em Março, praticamente um quarto do que o recordista Call of Duty Modern Warfare 3 conseguiu. Passado o encanto inicial com a excelente história, maravilhosa dublagem e personagens memoráveis, o assunto do dia nas redes sociais e na internet como um todo se tornou o final confuso, sem graça e cheio de buracos no roteiro.

Com indignação pipocando por todo lado e gente até mandando bolinho para a empresa, a Bioware resolveu pedir penico e anunciou um DLC para resolver o problema... ou melhor, dois DLCs, ambos de graça.

O Resurgence Pack, que chegou agora essa semana, traz novos skins, armas, arenas e personagens para o multiplayer do jogo, enquanto Extended Cut consertará o final e "aumentará o contexto" da saga de Shepard.

A Bioware alerta que NÃO haverá novos finais ou opções de finais. O DLC apenas acrescenta novas cenas nas cinematics e opções de diálogo para deixar claro o que realmente aconteceu com Shepard, com a Normandy e seus companheiros.

Pode-se esperar ver seus War Assets (naves, tropas e equipamento coletado e recrutado ao longo do jogo) nas cutscenes e como raios seus companheiros foram parar na Normandy e por qual motivo a nave abandonou  seu comandante para morrer e deu no pé no meio da batalha decisiva do jogo...

Ok, é isso...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atenção!
Spoilers a seguir, se você não chegou ainda no final de Mass Effect 3 e não quer que
nós estraguemos sua surpresa e indignação com o final ruim do jogo, pode parar de ler por aqui.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Corre que lá vem spoiler!"

Agora a grande dúvida é como a Bioware vai fazer para aproveitar o final mal escrito e sem nexo. A empresa anunciou que não vai tirar nada do final que já conhecemos, isso significa que o moleque-fantasma-Reaper-etc ainda estará lá, assim como as explosões coloridas e a fuga da Normandy...

A única saída viável seria a "Teoria da Doutrinação" (Indoctrination Theory). Fãs grilados com o final nonsense sairam vasculhando os jogos anteriores e chegaram à conclusão de que todo aquele final nada a ver pode não passar de um delírio do comandante Shepard. 

No universo de Mass Effect, os Reapers, máquinas alienígenas inteligentes com quilômetros de comprimento que atravessam o universo para matar todos os seres vivos na Via Láctea de tempo em tempos, usam a Doutrinação para controlar os seres biológicos, aproveitando campos magnéticos, sons sutis e sugestões hipnóticas para implantar idéias na mente deles, fazê-los trair seus amigos e ver os Reapers com um encanto sobrenatural. 

Durante os três jogos da série, Shepard esteve sempre próximo ou até mesmo dentro de Reapers, ficando exposto à tal Doutrinação. É visível episódios onde o comandante aparenta estar com dor de cabeça, ouvir ruídos inexplicáveis ou conversar com personagens que ninguém mais parece ver, sintomas da Doutrinação. Os pesadelos do comandante em Mass Effect 3 também correspondem às visões que a rainha Rachni conta para ele em Mass Effect, sobre como a Doutrinação destruiu seu povo. 

Segundo a Teoria da Doutrinação, no momento que Shepard e seus soldados são atingidos pelo raio do Reaper, o comandante fica desacordado, e tudo o que se segue é um delírio onde os Reapers tentam convencê-lo, através da figura do menino-fantasma de que são os mocinhos da história ou de que podem ser controlados.

De fato há muita coisa estranha, como o fato de Shepard se mover em câmara lenta durante toda esta parte do jogo, sua arma ter munição ilimitada e não precisar recarregar. Se a Bioware mostrar neste DLC que a Teoria da Doutrinação é verdade, poderíamos ter um Mass Effect 4 com Shepard preso num Planeta Terra devastado, completamente dominado pelos Reapers, buscando alguma forma de sobreviver e contactar a Normandy e seus aliados. 

Se você entende inglês com facilidade, pode ver mais sobre a Teoria da Doutrinação no vídeo abaixo:


Vamos esperar que a Bioware consiga tornar o game ainda melhor, explicando o tal final e confirmando (ou não) a tal Teoria da Doutrinação... mas pelo menos amarrando as várias pontas soltas do final nonsense do jogo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário